A MAGIA SOBRE RODAS
A PRÁTICA DO ESPORTE ALTERNATIVO QUE CONQUISTOU O GRUPO DE PATINAÇÃO FREDERIQUENSE
Sobre o Clube
O Clube, que já teve um número próximo de 100 alunos antes da suspensão das atividades em decorrência da pandemia de Covid-19, atualmente conta com 70 patinadores de diferentes idades, divididos em categorias grupais e possui parcerias com as prefeituras da região onde possui atletas, que garantem um apoio financeiro à instituição. Segundo o presidente da associação, Alessandro Dal Piva, a pandemia confirmou as necessidades da implementação de políticas públicas governamentais de incentivo ao esporte, à arte e à cultura. Entre os anos de 2020 e 2021, o Clube foi beneficiado com a destinação de verbas regulamentadas pela Lei Aldir Blanc, além da parceria firmada com a Cooperativa Sicredi, fortemente presente pela região do Médio Alto Uruguai. Para ele, a iniciativa foi fundamental, pois possibilitou a aquisição de novos patins, uniformes e também auxiliou nos seus objetivos sociais.
“O Clube também faz a sua parte social. Nós tínhamos dois patinadores, e não recebíamos suas mensalidades (em decorrência das dificuldades financeiras ocasionadas pela pandemia), então dávamos todo o suporte a eles para que pudessem praticar o esporte”, destaca.
Dal Piva, que também é pai de uma das atletas integrantes do grupo, relembra o espetáculo de final de ano organizado em 2019, seu primeiro ano de gestão, que reuniu mais de mil pessoas na plateia do Itapagé.
“Tinha iniciado em 2018 (a organização já tinha dez anos de história) e assumi a presidência com apenas um ano de história de Clube, como um simples pai de patinadora. Em 2019 então, iniciamos esse grande desafio, e acabamos colocando mais de 1500 pessoas dentro do Ginásio Itapagé. E naquele momento o espetáculo se tornou o maior de patinação que a nossa região já teve”, ressalta.
Além de Alessandro, a gestão -que encerrou suas atividades no ano de 2022- também conta com colaboração de pais voluntários, como Maria Luísa Fleck, mãe da atleta Nicole Fleck, inserida no meio artístico desde a infância.
Fleck acrescenta que a patinação, além de representar a arte na sua forma mais pura, oferece uma diversidade de possibilidades no que tange às questões de socialização e entretenimento, ressaltando a importância da competição saudável e do fortalecimento psicológico para a formação dos atletas como seres humanos.